Instalações

O Laboratório de Escoamentos Multifásicos está localizado no Centro de Tecnologia da UFRJ. O laboratório é composto por três pavimentos com área total construída de aproximadamente 1100 m2. No pavimento térreo ficam localizados todos os aparatos experimentais além dos sistemas de instrumentação e de duas pequenas oficinas (uma mecânica, outra eletrônica). Essa concepção de projeto objetiva a obtenção de uma configuração espacial que permita uma otimização na utilização dos instrumentos de medição, assim evitando duplicidade e desperdícios. O circuito fechado multifásico ocupa o átrio central do prédio abrangendo seus 3 pisos. O console de controle deste circuito fica no pavimento térreo.

Na planta do pavimento térreo existem 3 áreas distintas. Na região lateral direita encontram-se os aparatos voltados para a experimentação em ar: dois túneis de vento, e dois sistemas de jato (livre e confinado). Na região lateral esquerda encontram-se as oficinas. Os aparatos que utilizam água como meio fluido encontram-se na região central incluindo os circuitos multifásicos.

No mezanino, ficam localizas as áreas de apoio aos alunos. Os pesquisadores foram contemplados com instalações reservadas por grupos. No primeiro piso existe uma área reservada aos alunos de graduação e de pós-graduação com postos individuais de trabalho, computadores e mesas para discussões. Uma pequena sala de uso múltiplo com capacidade para 12 pessoas foi construída. As áreas de serviço, sanitários e uma pequena copa, também ficam no mezanino.

A ligação entre os dois pavimentos se da pelo prisma central, cujo objetivo é fornecer luz e uma equalização de temperatura a todo o laboratório. O prisma se conecta diretamente a uma clarabóia.

Através de outros financiamentos foram adquiridos sistemas completos de anemometria térmica e de anemometria laser além de outras técnicas. Para as duas oficinas, o acervo de ferramentas e instrumentos de referência também está completo. A oficina mecânica é utilizada para a construção de apêndices aos aparatos experimentais, incluindo novas seções de testes. Em seu conjunto de itens a oficina já possui: um torno, uma fresadora, duas furadeiras, serras, lixadeiras, instrumentos metrológicos, ferramentas diversas, etc. Na oficina eletrônica são desenvolvidos protótipos de novos instrumentos de medição. Nela também são feitos reparos simples. A oficina eletrônica possui uma grande variedade de instrumentos incluindo osciloscópios digitais, geradores de função, multímetros, fontes simétricas, estações de solda, etc.

O prisma central do laboratório além de fornecer luz possui um segundo papel importante. A existência de uma área com pé-direito elevado, acima de 10 m, permitiu a instalação de um circuito para a análise de escoamentos multifásicos com uma seção de testes vertical que possibilita a ocorrência dos vários regimes de escoamento de interesse tecnológico.

O laboratório como concebido possui uma alta densidade de aparatos experimentais, além de uma elevada taxa de ocupação de alunos e de professores. Sucintamente, o laboratório foi pensado para ser funcional, de baixo custo e representar o estado-da-arte na medição das propriedades dinâmicas de escoamentos de fluidos.


Estrutura


Financiamento

anp
shell
cnpq
faperj
finep
galp
petrobras
Enauta
equinor